SAIBA COMO FUNCIONA O

4° Simulado Nacional - Área Fiscal

sexta-feira, 17 de julho de 2015

FURNAS - Cronograma do novo concurso será publicado em agosto

Furnas
É muito importante o compromisso assumido por Furnas Centrais Elétricas, de divulgar até o fim de agosto um cronograma que abrange a realização de um novo concurso e a atualização da admissão dos aprovados no de 2009. Mas todos os envolvidos no caso precisam ligar o alerta, pois a estatal é conhecida pela aversão ao mérito e ao cumprimento da Constituição, beneficiando os funcionários irregulares, provavelmente à espera da sua aposentadoria.


Vários planos e acordos já foram descumpridos por Furnas, e não seria surpresa se isso acontecesse de novo. Observe-se, por exemplo, que o concurso de 2009, que atraiu cerca de 27 mil candidatos, teve a sua validade prorrogada em 2012, até o fim de 2017 – uma eternidade -, com a empresa comprometendo-se a admitir 550 aprovados, sendo 110 por ano, a partir de 2013.


O argumento para tamanha lentidão, que vem dando certo, é uma chantagem: a substituição dos irregulares poria em risco o fornecimento de energia elétrica. O Ministério Público do Trabalho, a Federação Nacional dos Urbanitários, o Ministério de Minas e Energia e os candidatos habilitados e ainda interessados na vaga precisam ficar bem atentos.

A recomendação também vale para o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, em cujo gabinete Furnas assumiu, em audiência no último dia 2, o compromisso vigente, no âmbito do acordo homologado pelo próprio STF, nos autos do Mandado de Segurança nº 27.066. A empresa precisa ser enquadrada, para que cumpra a lei, que não abre exceções quanto à obrigatoriedade dos concursos, a não ser nas situações emergenciais.

A estatal ainda não adiantou nada, mas é provável que o concurso, como o anterior, aconteça para cargos dos níveis médio, técnico e superior. E basta realizá-lo. É preciso que seja bem organizado e executado, e que os selecionados recebam em tempo razoável aquilo que lhes foi prometido, em troca do esforço: a admissão, com todas as honras.

Fonte: Folha Dirigida

0 comentários:

Postar um comentário