SAIBA COMO FUNCIONA O

4° Simulado Nacional - Área Fiscal

quinta-feira, 26 de maio de 2016

TRF 2 (RJ/ES) - Edital será publicado no segundo semestre! Aposentadorias devem gerar muitas vagas no próximo concurso

Em média, a cada três meses o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-RJ/ES) perde cerca de 20 servidores, por aposentadoria, segundo dados passados pelo Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe). Por conta disso, o órgão não costuma ficar sem um concurso vigente, e utiliza bastante os seus cadastros de reserva, o que deverá se repetir na seleção que se aproxima, cujo edital deverá sair a partir de julho. O último concurso, em 2011, comprova isso. Até o momento já foram chamados 1.130 aprovados. De dezembro de 2015 até a última terça-feira, dia 24, foram convocados 74 aprovados, dos quais 50 são técnicos administrativos (sem especialidade), cargo de nível médio, e que é destaque do concurso, sendo o mais procurado. A maior parte dessas convocações são oriundas de aposentarias.

A ideia do TRF-RJ/ES com a nova seleção é justamente manter um banco de aprovados válido, podendo, de forma imediata, suprir as suas necessidades, sejam elas por aposentadorias ou até mesmo exonerações. Além da alta estimativa de aposentadorias ser um motivo para acreditar em muitas contratações no novo concurso, já tramita na Câmara dos Deputados, em caráter de urgência, o Projeto de Lei 8.132/2014, que cria 1.230 vagas efetivas de técnico, analista e juiz dos tribunais regionais federais de todo o país. Para o do Rio e do Espírito Santo serão votadas 180 novas vagas, sendo 60 de técnico, de nível médio, 108 de analista, de nível superior, e 12 de juiz.

O nova concurso será aberto independentemente da aprovação deste projeto. No entanto, caso as vagas sejam criadas, elas poderão ser preenchidas pelos aprovados da seleção deste ano. O tribunal tem concurso vigente até 29 de junho (técnicos administrativo e de transporte) e 16 de julho (demais cargos). Assim que estes prazos se esgotarem, o novo edital deverá ser divulgado. Até a última terça, 24, foram 1.130 chamadas de aprovados, sendo 1.031 no Rio (586 técnicos e 445 analistas) e 99 no Espírito Santo (68 técnicos e 31 analistas). Para a função de técnico administrativo, foram 536 convocações (513 no Rio e 23 no Espírito Santo).Cursos Completos em PDF e Videoaulas
 
Próximo passo é escolher a organizadora do concurso
Promessas de muitas convocações à parte, os interessados precisam estudar para terem chance de ingressar no órgão. O TRF-RJ/ES trabalha com a previsão oficial de divulgar o edital a partir de julho. Por enquanto, é elaborada uma minuta do documento, que, nos próximos dias, será entregue às candidatas a organizarem a seleção. Fontes disseram que essas instituições já chegaram a ser contactadas e, muito em breve, receberão o documento para enviar as propostas. O órgão já adiantou que o concurso visará à formação de cadastro de reserva nos cargos de técnico e analista judiciários e em 28 especialidades. 

A principal delas é técnico administrativo (sem especialidade), que exige o nível médio completo e tem remuneração de R$6.224. Essa carreira é a que costuma ter o maior número de convocações. Haverá oportunidades também para técnicos de segurança e transporte (nível médio e carteira de habilitação D ou E), telecomunicações e eletricidade (nível médio), contabilidade, enfermagem e informática (exigência de nível médio/técnico), cujo rendimento é o mesmo pago ao técnico administrativo.
 
Para analista, os ganhos são de R$9.662, e as áreas serão administrativa (qualquer graduação), judiciária (Direito) e apoio especializado (diversos cursos). Na última seleção do TRF-RJ/ES, em 2011, os candidatos foram avaliados por meio de 60 ou 70 questões objetivas, e a Fundação Carlos Chagas (FCC) foi a organizadora. Os técnicos administrativos responderam perguntas sobre Português, Matemática e Raciocínio Lógico, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Processual Civil e Direito Processual Penal.

0 comentários:

Postar um comentário