SAIBA COMO FUNCIONA O

Coaching Concurseiros e Você






Detalhes do Projeto - Áreas: Fiscal, Tribunais, Controle e Gestão


        O Coaching Concurseiros é uma instituição que atua na preparação de candidatos para os concursos públicos, utilizando-se do processo de Mentor-Coaching, ciência capaz de proporcionar o alcance de resultados extraordinários utilizando conhecimentos, metodologias, técnicas, ferramentas e, sobretudo, o know-how de seus profissionais.

Fruto de testes e pesquisas realizadas desde o ano de 2005, foi em meados de 2010 que uma equipe de auditores-fiscais iniciou o desenvolvimento de um sistema de aprendizagem capaz de revolucionar a arte de preparação para concursos públicos. Após cinco anos de evolução contínua, no ano de 2015 entra em operação o melhor e mais completo Coaching para concursos públicos do país.

Através de métodos e ferramentas próprios, o Coaching Concurseiros desenvolveu um sistema de aprendizagem capaz de proporcionar ao seu aluno o desenvolvimento de competências e habilidades que promoverão extraordinário ganho de eficiência nos estudos e, com isso, um encurtamento acentuado da trajetória até a aprovação. 

Mais que um sistema de ensino, o sistema de aprendizagem desenvolvido pelo Coaching Concurseiros tem por base a modelagem: “Aprender a Aprender”. Na Programação Neurolinguística (PNL), parte-se do princípio de que todos têm o mesmo potencial mental e neurológico. Nesse sentido, pode-se copiar estratégias de qualquer pessoa que esteja conseguindo os resultados que se deseja, em qualquer comportamento ou tarefa. A modelagem é o princípio natural da aprendizagem e o caminho para a excelência. Isso nos é natural desde a infância: modelamos para aprender a andar, falar, comer, etc.

“Nós não procuramos encontrar pessoas talentosas, nós procuramos despertar os talentos nas pessoas” (Luiz Claudio Nogaroto)


O Coaching inicia-se com o estabelecimento de uma parceria forte entre o Coachee (aluno ou orientando) e o Mentor Coach (mentor, orientador ou treinador). Na sequência, tendo por base os objetivos do Coachee definidos, o Mentor-Coach, utilizando-se de ferramentas apropriadas, aferirá o nível e o perfil do aluno a ser trabalhado, definindo seu “status” atual em cada disciplina. Ato contínuo, o Coach estabelecerá o planejamento, as diretrizes e as metas a serem alcançadas.

O treinador acompanhará continuamente o orientando por toda jornada de preparação, trabalhando e corrigindo questões de ordem técnica, de planejamento estratégico, tático e operacional, questões motivacionais e emocionais, estimulando o self coaching (autoconhecimento) e proporcionando a aprendizagem acelerada e sedimentada.

No intuito de explorar e controlar todos os passos do Coachee, a fim de buscar a máxima eficiência no processo, o Coaching Concurseiros desenvolveu a mais moderna e completa plataforma de estudos do país. Esse sistema é capaz de monitorar, em tempo real, as performances dos orientandos sob vários aspectos e, utilizando-se de técnicas estatísticas avançadas, constatar previamente deficiências de rendimentos em qualquer assunto estudado, controlar rigorosamente o cumprimento das metas de estudo, acompanhar, quantificar e comparar a evolução do aluno em cada matéria e no geral, gerar relatórios estruturados de desempenho a qualquer tempo, monitorar em detalhes os desempenhos em todos os simulados, realizar o acompanhamento de todas as questões realizadas - objetivas e discursivas.

Dessa forma, a qualquer momento o mentor será capaz de verificar a situação de seus aprendizes nos mínimos detalhes, assim como a coordenação pedagógica terá a visão de todos os alunos da consultoria e acompanhará e controlará em tempo integral o trabalho dos mentores e o andamento de todas as turmas.

Por oportuno, faz-se importante ressaltar que, a despeito de a parceria entre Coach e Coachee ser fundamental, o protagonista desta empreitada é o orientando e não o treinador. Por isso, o sucesso do trabalho do tutor dependerá sobremaneira da determinação, da perseverança, da vontade e do empenho de seu aluno.

Desta feita, prezado concursando, se você fizer a sua parte com maestria, nós garantimos a nossa... E a vitória, com toda certeza, acontecerá.

Dos Mentores

O audacioso projeto do Coaching Concurseiros foi idealizado e coordenado pelo Auditor-Fiscal da Receita Federal Luiz Claudio Nogaroto.

Luiz Claudio Nogaroto é engenheiro mecânico de fomação, pós-graduado em carreiras públicas e ocupou o seu primeiro emprego na área pública no ano de 2002, quando foi aprovado na 7ª colocação no concurso público para Petrobras. Em 2009, foi aprovado na 2º colocação e ocupou o cargo de Analista de Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas da Secretária da Fazenda do Estado de São Paulo. No mesmo ano, logrou aprovação na 9º colocação e assumiu o cargo de Auditor-Fiscal da Receita Estadual do Rio Grande do Sul e em 2011 tomou posse no cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Em paralelo com o exercício do cargo de Auditor da Receita Federal, Luiz Claudio Nogaroto atua como supervisor da Escola Superior de Administração Fazendária – ESAF, nos cursos de formação para AFRFB, além de realizar a coordenação pedagógica do Coaching Concurseiros. Formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, certificado por 5 instituições internacionais, possui titulação em: Professional Coach, Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental (Coaching Assessment), Analista 360º.

Todos os mentores do Coaching Concurseiros são profissionais de exímio conhecimento na arte de preparação para concursos, além de ocuparem cargos nos mais altos escalões do serviço público. Esses treinadores, escolhidos principalmente por apresentarem altos rendimentos e serem experts no tocante a concursos públicos, antes de ingressarem na equipe do Coaching Concurseiros, passaram por rigorosos treinamentos e avaliações. 

Nesse processo de capacitação, o profissional é submetido, primeiramente, ao treinamento teórico, ocasião em que todas diretrizes, métodos de aprendizagem, ferramentas e atividades desenvolvidos pelo Coaching Concurseiros são exaustivamente internalizados.  Após o cumprimento e aprovação nessa etapa, passa-se ao estágio probatório, ocasião em que o futuro Mentor-Coach integrará um grupo de Treinadores experientes, a fim de vivenciar todos os aspectos teóricos, desta vez, na prática.  

Esse programa de formação, somado ao plano de educação continuada do Coaching Concurseiros, faz com que todos os Coaches consigam exercer suas missões em plena consonância e uniformidade com a proposta de sucesso desenvolvida e estejam num processo de evolução constante. 

No Coaching Concurseiros, o processo de educação continuada é levado muito a sério. Além dos  encontros virtuais realizados mensalmente, ocasião em que os Mentores discutem situações e resultados ocorridos no período, ao menos duas vezes por ano, todos os Coaches e colaboradores do Coaching Concurseiros se reúnem presencialmente num evento (Workshop), onde são realizadas, dentre outras, uniformizações de procedimentos, brainstorm (tempestade de ideias), estudos de casos, debates sobre novas ferramentas e tecnologias, programação neurolinguística (PNL), estudos e pesquisas envolvendo o processo de aprendizagem acelerada. Tudo isso, para trazer a máxima eficiência aos estudos de seus Coachees e reforçar a liderança nacional que o Coaching Concurseiros possui na arte de preparação para concursos públicos.


Do Mentor Coaching

Coaching é uma relação de parceria que revela/liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar os seus desempenhos. É ajudá-las a aprender, fazendo uso de metodologias, processos e pensamento sistêmico. 

Mentoring  é a arte de uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente. O mentor é um guia, um mestre, conselheiro, alguém que tem vasta experiência profissional no campo de trabalho da pessoa que está sendo auxiliada. 

Mentoring-Coaching é um processo que abrange as duas modalidades definidas acima. Por possuírem características e qualidades bastante distintas, combiná-las muitas vezes é a melhor forma de conseguir os melhores resultados. Um profissional que domine as competências de Coaching e de Mentoring terá todas as armas ao seu alcance para conseguir trazer à tona o melhor de seu aluno. 

“Um Coach faz perguntas poderosas para as respostas de seu coachee; um Mentor traz respostas poderosas para as perguntas de seu aprendiz.”  (Luiz Claudio Nogaroto) 



Atividades iniciais


Questionário Inicial: visa a obtenção de informações detalhadas acerca do orientando (cliente), sua formação e experiências anteriores, sua disponibilidade diária para estudo, eventuais aprovações em concursos anteriores, sua rotina de trabalho (se for o caso), seus materiais utilizados e seu autoconhecimento em relação às disciplinas cobradas em concursos públicos.





Entrevista (Reunião individual virtual): oportunidade em que o consultor conhecerá ainda mais profundamente seu orientando, explicará pormenorizadamente as ferramentas utilizadas no projeto, falará sobre a metodologia do treinamento, a importância das disciplinas do ciclo básico do concurso alvo e porque elas devem ser preferencialmente estudadas por livros, a sistemática utilizada para resumir as disciplinas, a leitura complementar e periódica de jurisprudências do STF e STJ, a importância da leitura diária da legislação seca, as atividades realizadas durante o treinamento que alavancarão o desempenho do aluno em provas de concursos e a importância do cumprimento das metas previamente estipuladas.



Simulados de Nivelamento (somente para alunos não iniciantes): nesta etapa, o orientando será submetido a dois Simulados, sendo o primeiro de Prova Objetiva e o segundo de Prova Discursiva, abrangendo a correção de conteúdo e de uso do idioma. Esta atividade encerra o dossiê do aluno. A partir deste ponto, o treinador possui os dados suficientes para traçar o perfil do orientando, definir o seu nível atual de conhecimento e, por conseguinte, iniciar o planejamento de sua preparação.

Planejamento do trabalho


  • Elaboração do planejamento de estudos de acordo com os três pilares: teoria, questões e normas secas;
  • Inserção na plataforma de treinamento de todos os dados a respeito do coachee;
  • Abastecimento de todas as ferramentas de controle; 
  • Definição das disciplinas que serão trabalhadas no primeiro módulo;
  • Confecção do ciclo semanal de estudos;
  • Orientações sobre gestão do tempo: a importância do cômputo das horas líquidas de estudo;
  • Orientação acerca da leitura sistemática da legislação seca;
  • Definição da metodologia de estudo a ser adotada, levando-se em conta o tempo disponível do orientando e seu nível atual de conhecimento;
  • Indicação de materiais de estudo para cada disciplina, tomando por base o conhecimento cognitivo do orientando;
  • Disponibilização de tutorial completo acerca da operacionalização da plataforma, dos procedimentos para inserção de dados, dos principais pontos de controle, assim como um reforço sobre os princípios basilares da metodologia do Coaching Concurseiros.

Acompanhamento e Monitoramento

  • No intuito de explorar e controlar todos os passos do Coachee, a fim de buscar a máxima eficiência no processo, o Coaching Concurseiros desenvolveu a mais moderna e completa plataforma de estudos do país. Esse sistema é capaz de monitorar, em tempo real, as performances dos orientandos sob vários aspectos e, utilizando-se de técnicas estatísticas avançadas, constatar previamente deficiências de rendimentos em qualquer assunto estudado, controlar rigorosamente o cumprimento das metas de estudo, acompanhar, quantificar e comparar a evolução do aluno em cada matéria e no geral, gerar relatórios estruturados de desempenho a qualquer tempo, monitorar em detalhes os desempenhos em todos os simulados, realizar o acompanhamento de todas as questões realizadas - objetivas e discursivas.
  • A comunicação entre o coach e o coachee dar-se-á pelos mais diversos meios (canal direto dentro da plataforma (preferencialmente), e-mail, Whatsapp, telefone, redes sociais, vídeo conferência (Skype) e transmissões ao vivo (Stream). Dessa forma, o aluno estará em contato com o coach de forma contínua e permanente, permitindo a resolução de problemas tão logo eles apareçam.
  • Toda a evolução do coachee é mapeada nos mínimos detalhes, não somente através do cumprimento de metas propostas e das estatísticas de evolução, mas também no que tange ao tempo de resolução de questões e de provas, ao aumento do grau de concentração durante os estudos, à velocidade de leitura, à metodologia de realização de provas, ao desenvolvimento do equilíbrio emocional e autoconfiança, ao amadurecimento e profissionalização do orientando.
  • Revisão e reformulação dos ciclos periodicamente, ou seja, o planejamento é revisto e os ajustes necessários são realizados, tendo por base o avanço do orientando nas disciplinas ao longo do período, os ajustes efetuados nos encontros ao-vivo, (realizados mensalmente) os desempenhos obtidos nos simulados de provas objetivas e discursivas, (realizados em média a cada 35 dias);
  • Nos encontros ao vivo mensais são esclarecidas todas dúvidas concernentes ao treinamento, além da verificação e aprimoramento das estratégias e orientações;
  • Os Simulados envolvendo provas objetivas e discursivas, realizados em média a cada 35 dias, com ranking dos melhores classificados e relatório completo de desempenho (arquivado na plataforma e podendo ser consultado a qualquer momento). Além disso, todos os simulados realizados pelo Coaching Concurseiros são gratuitos para todos os alunos;
  • Orientações para o desenvolvimento do equilíbrio emocional e apoio motivacional durante todo o treinamento.

Investimento

A prestação do serviço será retribuída por meio de:
  • Mensalidades: no valor de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais); e 
  • Honorários de Sucesso: quando da aprovação, os honorários de Sucesso equivalerão ao valor correspondente a uma remuneração bruta do cargo ou emprego público assumido pelo coachee, apurada no dia da posse, e poderão ser pagos em até dez prestações mensais.





Para conhecer mais detalhes do treinamento: Clique Aqui!







Para outras informações: Fale Conosco



0 comentários:

Postar um comentário