// //]]>

segunda-feira, 27 de março de 2023

Concurso AFT é discutido entre SINAIT e secretário da SIT


 O concurso para Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT) voltou a ser pauta durante uma reunião realizada na última semana entre o presidente do SINAIT, Bob Machado, a diretora da entidade, Rosa Jorge, e o secretário da Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe Brandão Mello.

O presidente do SINAIT afirmou que é de extrema importância realizar um concurso para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho, devido ao alto déficit atual de servidores.

“Atualmente a carreira conta com 1.949 Auditores na ativa, registrando um total de 1.685 cargos vagos. Uma das principais razões desse déficit é que, por lei, a carreira com 3.644 cargos, registra em média, todos os anos, a aposentadoria de cerca de 130 Auditores. Somado a isso, desde 2013 não é realizado concurso público para preencher esses cargos vagos”, confirmou o Bob.

Além disso, a diretora da entidade, Rosa Jorge, ressaltou que o número atual de servidores é o menor em 33 anos.

“A redução significa uma perda irreparável para o país, uma vez que, a categoria, é responsável pela fiscalização da legislação trabalhista, de segurança e saúde no trabalho; no incremento da receita do governo federal ao fiscalizar o depósito do FGTS, cujos recursos  financiam obras de saneamento, habitação e mobilidade urbana, gerando milhares de empregos para o Brasil”.

Desde 2009, houve uma redução constante no número de Auditores-Fiscais do Trabalho, com um total de 3.113 servidores na época, o que representa uma diminuição de 36% no número de funcionários efetivos do cargo até o momento.


AFT – Auditor Fiscal do Trabalho

  • Status: Previsto para 2023
  • Banca: a definir
  • Vagas: a definir
  • Salário inicial: R$ 21.029,09



Projeto Alta Performance: Coaching Concurseiros

O Coaching Concurseiros possui a melhor e mais completa preparação para concursos do país. Para conhecer os detalhes deste projeto, CLIQUE AQUI!