// //]]>

terça-feira, 25 de abril de 2023

Auditor fiscal do Trabalho: autorização iminente e edital no 2º semestre. Inicial de R$ 23 mil


Edital é previsto para o segundo semestre.

O Secretário-Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena da Silva, anunciou durante uma cerimônia de posse em São Paulo, no dia 25 de abril, que o governo federal realizará concurso público em 2023 para preencher vagas de Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT), técnicos de TI e servidores administrativos do MTE.

 “Ainda bem que o governo está tendo a sensibilidade de atender a esta demanda. A nossa categoria conta com concurso”, disse Ana Palmira, delegada sindical da Sinait em São Paulo.

Ainda não foram divulgados detalhes como o número de vagas previstas, porém o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, já havia confirmado anteriormente a possível abertura do edital no segundo semestre deste ano. É importante lembrar que o concurso para a carreira de AFT é uma solicitação antiga, uma vez que mais de 40% das vagas desse cargo estão desocupadas e o último certame aconteceu em 2013.

Concurso AFT: requisitos e atribuições

De acordo com o edital publicado em 2013, candidatos de nível superior em qualquer área podem se candidatar para o concurso público para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho. As atribuições do cargo correspondem às previstas no artigo 11 da Lei nº 10.593/2002 e no Regulamento da Inspeção do Trabalho, de que trata o Decreto nº 4.552/2002. Entenda na lista abaixo quais são:

  • Assegurar em todo o território nacional o cumprimento de disposições legais e regulamentares, inclusive as relacionadas à segurança e à medicina do trabalho;
  • Verificação dos registros em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), visando-se à redução dos índices de informalidade;
  • Verificação do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), objetivando maximizar os índices de arrecadação e ao cumprimento de acordos, convenções e contratos coletivos de trabalho celebrados entre empregados e empregadores;
  • Lavratura de auto de apreensão e guarda de documentos, materiais, livros e assemelhados, para verificação da existência de fraude e irregularidades, bem como ao exame da contabilidade das empresas.


Concurso AFT: lotação

De acordo com o último edital, o Auditor Fiscal do Trabalho pode ser lotado nas Gerências Regionais do Trabalho e Emprego (GRTE) ou Sede das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego.

O candidato aprovado, nomeado e empossado deverá permanecer em exercício na unidade na qual tenha sido inicialmente lotado, no mínimo, durante o período de 3 anos, a contar da data de entrada em exercício.


Concurso AFT: cargos vagos

O dado mais recente de dezembro de 2022 indica mais de mil cargos vagos para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho. 


Resumo

  • Status: Previsto para 2023
  • Banca: a definir
  • Vagas: a definir
  • Salário inicial: R$ 22.921,70

Preparação

Para ser aprovado no concurso de AFT, o candidato deve estar em um nível muito elevado de conhecimento, além de muita experiência na realização de prova, controle de tempo, estratégia, equilíbrio emocional, etc. Por isso, a preparação antecipada é fundamental!

O Coaching Concurseiros tem a mais completa mentoria do país para o concurso. Além de um acompanhamento completo e personalizado, nossos alunos realizam simulados de questões objetivas e discursivas, com correção de conteúdo e uso do idioma, habitualmente. Somado a isso, temos um sistema capaz de gerenciar todos os dados dos alunos e transformá-los em informações relevantes.

Há alguns anos, nosso sistema vem mapeando, em cada disciplina, o nível de desempenho médio dos alunos aprovados. São os dados coletados de milhares de ex-alunos que hoje são servidores públicos pelo país afora. Utilizando inteligência artificial, conseguimos verificar, nos detalhes, os pontos da matéria em que o aluno precisa melhorar seu rendimento, a fim de atingir o índice de aprovação; por outro lado, nos assuntos em que o rendimento já atingiu o grau necessário, podemos direcionar a energia para os pontos de melhoria.

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor a o uso da ciência de dados:







Projeto Alta Performance: Coaching Concurseiros

O Coaching Concurseiros possui a melhor e mais completa preparação para concursos do país. Para conhecer os detalhes deste projeto, CLIQUE AQUI!